segunda-feira, 11 de janeiro de 2016


XAROPE DE GUACO 

Bom para tosse.....

Hoje resolvi fazer este xarope de guaco, meus netos amam, minhas netas amam, alias foi por conta das minhas netas, Izabella, Natália, Bruna e Rafa , netas de coração que voltei a fazer este xarope.
Fazia para meus filhos quando pequenos.
Agora fazia anos que nunca mais tinha feito , pois nem tinha a  planta em casa.
Agora aqui no vovó Jorge tem, e como a vovô Sandra fazia , (pois ela não esta mais entre nós, já não mora mais aqui na terra e sim lá com o nosso Pai Santíssimo )  elas me pediram
se a vovó Gisa também sabia fazer <3
UFA!!!!! Pra minha sorte; eu sabia e  elas aprovaram   dizem que é  igual rs. rs. rs.
E eu fiquei muito feliz de poder contribuir com este xaropinho tão bom, gostoso e eficiente.
Deu tosse chá de guaco ou xarope de guaco, bom d+++++++++


Vamos lá :
Pode fazer com as folhas frescas ou mesma as secas


Derreto 2 xícaras de açúcar ,( em uma panela grande )em ponto de calda caramelo , cor de guaraná.
Desligo e junto muitas folhas de guaco com os galhos e tudo bem lavadas , digo um monte tipo
20 xícaras de folhas e galhos.

Coloca água até tampar toda as folhas , junto canela em pau umas duas.
8 cravos da índia
4 colheres de sopa de gengibre picado.

Pronto agora deixar ferver por uma hora.
Retira as folhas , cravos, canela e gengibre e deixa reduzir até ponto de xarope.
Deixa esfriar bem.
Coloque em vidro fervido em água e seco , tampe e guarde lugar bem fresco .

Para crianças de 2 a 10 anos dou 1 colher de sobremesa do xarope umas 6 x ao dia.
Para adultos  1 colher de sopa umas 6 x ao dia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário